Agristar inaugura Estação Experimental em Ituporanga - SC
05/01/2010
 
 

Foco da nova unidade está voltado para os mercados de cebola e tomate

 

A Agristar, líder no mercado nacional de sementes para hortifruticultura, inaugurou oficialmente, no dia 09 de dezembro, a Estação Experimental da Agristar na cidade de Ituporanga (SC).

A unidade está focada em testar materiais que se adaptem ao clima frio característico da região Sul. “Vimos a necessidade de entender melhor a região Sul do país, que possui clima e solo característicos. A Estação Experimental é um investimento que busca auxiliar os trabalhadores do campo”, explicou o Diretor Presidente da Agristar, James Udsen, durante a solenidade de inauguração da Estação.

           


Para o Diretor de Desenvolvimento de Produtos, Mauricio Pellegrini Coutinho, a Estação de Ituporanga será fundamental para o aumento da participação da empresa no mercado da região. “A nova Estação Experimental da Agristar está localizada estrategicamente e será uma referência para todo o Sul do país. Aqui faremos testes com cerca de 500 variedades de hortaliças, numa área de 9 hectares, toda irrigada por gotejamento”, afirma Coutinho.

A cidade de Ituporanga está localizada no Alto Vale do Itajaí, região pertencente ao Vale do Itajaí no estado de Santa Catarina. O município é considerado a Capital Nacional da Cebola, responsável por 12% do abastecimento do mercado brasileiro. No total são colhidas cerca de 90.000 toneladas anuais, em 7.800 hectares plantados.

“A abertura da nova Estação Experimental em Ituporanga tem como objetivo testar localmente nossas variedades, oferecendo produtos de melhor qualidade aos agricultores, assim como a introdução de novas técnicas de cultivo e manejo. Acreditamos que o mercado de hortaliças crescerá muito no Brasil, principalmente se compararmos o consumo nacional, de cerca de 40 kg por pessoa ao ano, com o de outros países, como a China, onde o consumo é de 200 kg por pessoa ao ano”, comenta Maurício.

A empresa também vai testar outros importantes produtos como: pimentão, pepino, couve flor, repolho e alface, que fazem parte do mercado da região.

Com a utilização de produtos adaptados às condições locais de cultivo, os agricultores se beneficiarão com maior produtividade, qualidade e, consequentemente, maior lucratividade.

O prefeito de Ituporanga, Osni Francisco de Fragas, esteve presente na inauguração e disse estar muito feliz com a instalação da Estação da Agristar no município. “Certamente esta estação trará muitos benefícios para nossa cidade. Ficamos muito honrados de termos sido escolhidos pela Agristar para a instalação desta unidade”, concluiu.

 Fonte: Assessoria de Imprensa - Agristar

 


 
 
© 2014 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign :: CG Propaganda
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão - Campinas - SP - CEP 13070-091 - Fone/Fax: (19) 3243-6472 - abcsem@abcsem.com.br