Frutas do Ceará na maior feira do mundo
 
 

Neste ano, o Ceará terá estande próprio na Alemanha para mostrar e vender suas frutas aos importadores da Europa

De 3 a 6 de fevereiro, o mundo do comércio internacional hortifruticultor estará reunido em Berlim, na Alemanha, durante a Fruit Logística 2010, a maior feira mundial de hortaliças, frutas frescas e flores. Mais de 2.100 empresas de 80 países dos cinco continentes e cerca de 50 mil pessoas - quase todas produtores, exportadores e importadores - participarão do evento, no qual, pela primeira vez, o Estado do Ceará terá um estande para expor e vender seus produtos.

Neste ano, a atmosfera da Fruit Logística será de otimismo, bem diferente do clima que cercou a feira de 2009, que se realizou no auge da crise financeira que sacudiu o mundo e derrubou os negócios de todos os setores, incluindo os da fruticultura. Prova: as exportações do Ceará, que haviam fechado 2008 na marca recorde de US$ 131 milhões, só alcançaram US$ 105 milhões em 2009.

Para os cearenses, a Fruit Logística de 2010 terá ainda uma boa novidade, que será o estande exclusivo do Ceará. Instalado pelo Instituto Frutal, que para isso recebeu o apoio financeiro do Sebrae, do Governo do Estado, por meio da Adece, e do Banco do Nordeste, o estande cearense terá 50 metros quadrados de área, na qual será divulgado tudo o que é de interesse do agronegócio do Ceará, principalmente dos setores da fruticultura e floricultura.

Cerca de 20 empresários cearenses produtores e exportadores de frutas e flores integrarão a comitiva cearense, que será liderada pelo próprio presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará, Antonio Balhmann. O presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, comandará, pessoalmente, os contatos do estande do Ceará.

No dia 2 de fevereiro, véspera da abertura da feira, e também no mesmo local - o Messe Berlim, um dos maiores centros de convenções da Europa - será realizado o 29º Fórum de Frutas e Hortaliças, evento eminentemente técnico, com conferências sobre novas estratégias de vendas. A questão a ser apresentada no seminário é a seguinte: com que estratégias se pode apresentar a oferta de frutas e hortaliças saudáveis ao consumidor a preços que contentem também os produtores? O conferencista será o professor David Hughes, do Imperial College de Londres, há muitas décadas considerado o papa do marketing de frutas e hortaliças.

Recentemente, uma missão empresarial cearense visitou a Europa e a África, vendo os grandes projetos de cultivo protegido de hortaliças e frutas, que é uma tendência mundial hoje.

Fonte: Diário do Nordeste
 


 
 
© 2014 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign :: CG Propaganda
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão - Campinas - SP - CEP 13070-091 - Fone/Fax: (19) 3243-6472 - abcsem@abcsem.com.br