1 1
Goiás lidera produção de tomate industrial

Por Lídia Borges

Goiás desponta como líder nacional e sul-americano na produção de tomate industrial, com mais de 1,28 milhão de toneladas cultivadas numa área de 15,7 mil hectares, segundo projeções para este ano do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No cenário mundial, o Brasil oscila entre a 6ª e a 7ª colocação entre os maiores produtores.

Ainda assim, o desafio para o setor é lançar mão de recursos tecnológicos para tornar o negócio mais competitivo frente à facilidade do produto importado.

Essa discussão é prioridade na programação do 3° Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, lançado ontem em Goiânia e que será realizado de 26 a 28 de novembro, no Centro de Convenções.

Tecnologia
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Paulo César Tavares Melo, serão debatidas as possibilidades técnico-científicas para melhorar o rendimento industrial.

“O tomate é composto de 95% de água e os 5% restantes são a matéria-prima que será processada pela indústria. Temos de pensar em como utilizar melhor esse material”, afirma Tavares, que também é professor da Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (USP).

Os municípios goianos com maior área plantada são Cristalina, Morrinhos, Itaberaí e Luziânia, todos com mais de mil hectares.



Fonte: O Popular

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda