1 1
Trabalho na lavoura

Agricultores de Pernambuco estão se recuperando dos prejuízos causados pelas enchentes que assolaram a região no mês passado. Em Altinho, no agreste do Estado, tem produtor arriscando um novo plantio.

Os acessos à zona rural estão comprometidos. A ponte caiu. Chegar ao sítio só é possível passando por dentro da água. “É muita complicação pra gente passar por aqui”, reclamou o agricultor Carlos Alberto Silva.

A chuva também destruiu as plantações. Não sobrou quase nada das hortaliças. O terreno de dez hectares da Associação dos Verdureiros de Altinho, no agreste de Pernambuco, ficou submerso.

O agricultor Severino Euclides da Silva tenta voltar à rotina. Ele trabalha dobrado no roçado para preparar a terra que vai receber as sementes. Mas sabe que vai demorar para tudo voltar ao normal. “Daqui a 50 dias que a gente pode ter verdura”, avisou.

As plantações de milho e feijão também estão comprometidas. No terreno de meio hectare não sobrou nada. Parte do milho colhido seria utilizado na alimentação do gado. Sem ele, os custos com ração, por exemplo, vão aumentar. Isso vai influenciar diretamente na produção e no preço final do leite.

“A gente vai ter um prejuízo na quantidade de silagem que será feita no município. Então, no final o custo do leite vai aumentar com a utilização de concentrados de ração”, avaliou Miguel Andrade Júnior, secretário de Agricultura de Altinho.

Mesmo assim, o agricultor Edgar Cândido da Silva não se cansa e está recomeçando. Ele mostrou a terra arada. Assim que fez sol, ele contratou um trator para fazer o serviço e disse que vai plantar de novo. “Já que eu já tinha perdido uma, vou plantar outra para ver se lucro alguma coisa. Eu lucrando alguma coisa vou fazer uma ração pro bicho”, justificou.

Acesse o link a seguir e confira a reportagem completa sobre o assunto: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1297474-7823-AGRICULTORES+DE+PERNAMBUCO+TENTAM+SE+RECUPERAR+DE+EFEITOS+DA+ENCHENTE,00.html
 
Fonte: Globo Rural

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda