1 1
Dicas para alimentar a criança no inverno

No período do outono e do inverno, as baixas temperaturas contribuem para o aumento da incidência de gripes e resfriados. As causas são diversas, mas uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes auxilia a resistência imunológica do organismo.

O ideal é que as crianças tenham uma alimentação saudável e nutritiva durante o ano todo, mas neste período vale o reforço de alguns alimentos nas refeições da garotada. Uma boa ingestão de frutas e verduras, fontes de vitaminas e minerais e importantes aliados do sistema imunológico. Sabemos que estes alimentos nem sempre são bem aceitos pelas crianças, ainda mais no clima frio, no qual a preferência alimentar tende para alimentos mais calóricos a base de carboidratos e gorduras. Os carboidratos ideais são os dos cereais integrais como aveia, pão integral, nozes e castanhas, que, além de energia, fornecem vitaminas e fibras para o organismo.

Algumas dicas para auxiliar na ingestão destes nutrientes:

1. As frutas podem ser oferecidas picadas ou em forma de espetinhos. Também podem ser cobertas com aveia em flocos ou um pouco de chocolate derretido, se forem servidas como sobremesa. Aproveite as frutas ricas em vitamina C: bergamota, laranja, kiwi, abacaxi.

2. Os legumes ficam mais convidativos no inverno quando servidos quentes. Podem ser o recheio de algum pastel de forno ou misturados com ricota e requeijão para se transformarem em um patê delicioso. Sirva com pão integral.

3. As sopas também são uma boa pedida. Faça-as com legumes coloridos: moranga, tomate, couve, milho, batata e acrescente um pouco de cereal integral como a aveia, o arroz integral ou a cevadinha.

4. Os vegetais vão muito bem quando misturados a uma carne picadinha, a uma massa ou a um recheio de panquecas.

5. Não esqueça os líquidos! Mesmo não se transpirando como no verão, a hidratação é importante também no inverno. Os sucos naturais, feitos com frutas da estação como a laranja, o limão e a bergamota, são os acompanhantes ideais das refeições. Um copo por dia de puro suco de laranja já supre as necessidades de vitamina C. Nos intervalos das refeições ofereça também chás, de preferência de frutas secas, como maçã, pois os chás preto e verde contêm estimulantes naturais.

CYNTHIA STRIEBEL* | *Nutricionista da Caracol Escolinha

Fonte: Jornal Zero Hora
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda