1 1
Embrapa Hortaliças apresenta sistemas de cultivo orgânico para técnicos

Capacitação foi direcionada a técnicos da Emater-DF e produtores rurais, com o objetivo de disseminar métodos utilizadas pela Embrapa bem assimilados dentro do sistema de cultivo orgânico

Profissionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) participaram do "Dia de Campo de Práticas e Tecnologias Adequadas à Produção Orgânica", evento promovido pela Embrapa Hortaliças, nesta quinta-feira (9), pela manhã.
 
A capacitação foi direcionada a técnicos da Emater-DF e produtores rurais, com o objetivo de disseminar métodos utilizadas pela Embrapa bem assimilados dentro do sistema de cultivo orgânico. Outro ponto importante do encontro é a integração entre a assistência técnica ao produtor rural – foco do trabalho da Emater – e a pesquisa agropecuária, feita pela Embrapa.

Para o pesquisador Francisco Vilela Resende, esse tipo de encontro deve se repetir ao menos uma vez por ano. “Para os técnicos, é uma forma de atualização dos conhecimentos e, para nós, pesquisadores, é um retorno sobre as tecnologias aplicadas, se elas estão adequadas e se atendem às necessidades dos produtores”.

A programação do dia de campo foi composta por cinco estações, com os seguintes temas: avaliação de diferentes sistemas e manejos de irrigação no tomate orgânico, manejo da irrigação na prevenção de doenças do tomateiro nos sistemas orgânicos, resgate de cultivares e melhoramento genético de cebola para sistemas orgânicos, sistema de produção do tomate orgânico em cobertura viva de solo com amendoim forrageiro e manejo da fertilidade no sistema de produção do tomate orgânico em ambiente protegido.

Além dos técnicos da Emater-DF, agricultores de sistemas de orgânicos e de transição agroecológica participaram do evento. Para o produtor familiar Valdir Manoel de Oliveira, muitas informações poderão ser aproveitadas em sua propriedade, que atualmente está em processo de certificação orgânica. “Em tudo para mim foi criativo, e me abriu o horizonte para plantar cebola, por exemplo, que sempre tive vontade”, anima-se.

O produtor se mostrou aberto à ideia de testar novas tecnologias de cultivo em sua propriedade, e disse que irá aproveitar conhecimentos sobre as formas de irrigação, sistema de condução do tomate e da cobertura vegetal com amendoim forrageiro. “Atualmente, uso cobertura morta, que dá certo também”, disse Oliveira. “Outra coisa essencial pra gente são as caldas dos biofertilizantes”, destaca.

O dia de campo promovido pela Embrapa foi realizado no Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças, localizado na rodovia Brasília/Anápolis (BR-060, Km-09), no Gama.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Emater-DF/Seapa

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda