1 1
Tempo seco compromete plantações e saúde dos agricultores

Alergias e infecções se agravam por conta das queimadas, que são freqüentes nesta época do ano

Por Viviane Cardoso | Planaltina (DF)

Em algumas regiões do país, não chove há mais de três meses. O tempo seco tem comprometido não só as plantações, mas também a saúde dos agricultores.

O produtor rural João Rocha planta hortaliças e frutas na zona rural de Brasília. Boa parte da produção é irrigada. Porém, a seca que castiga a região há mais de cem dias baixou o nível do rio que abastece a propriedade. O agricultor acredita que, se não chover em breve, poderá perder o cultivo.

— Há terreno que está preparado aí, e eu não vou nem plantar para não ter uma surpresa. Vou esperar o tempo normalizar para depois plantar — diz Rocha.

Além dos prejuízos econômicos, a seca compromete a saúde de quem mora no campo. Alergias e infecções se agravam por conta das queimadas, que são freqüentes nesta época do ano.

Segundo o médico Ricardo Martins, o tempo seco pode provocar até pneumonia. Por isso é preciso redobrar os cuidados com a saúde.

— É necessário beber água mesmo sem sentir vontade: um copo de água a cada hora é ideal. Além disso, proteger o corpo com chapéu, roupas que protejam a pele, uso de creme hidratante e protetor solar — ensina o pneumologista.


Fonte: Canal Rural
 
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda