1 1
Benditas Hortaliças

Arapiraca, no agreste de Alagoas, sempre foi conhecida pela produção de fumo. Mas nos últimos anos, a cultura fumageira começou a ser substituída pelo cultivo de hortaliças. O resultado foi tão positivo que o município virou referência no estado.

Na propriedade do agricultor Edvan Barbosa os equipamentos utilizados para produzir fumo deixaram de ser usados há mais de uma década. Ele trocou a cultura pelas hortaliças. Em 2003, decidiu investir no cultivo de orgânicos, sem o uso de agrotóxicos. Atualmente, as folhas ocupam uma área de quase um hectare da propriedade, que fica no povoado Flexeiras, na zona rural de Arapiraca.

Edvan produz mais de 15 tipos de hortaliças. O carro-chefe da produção é a alface. São cinco variedades. A produtividade chega a 600 pés por semana. “Não pode repetir o mesmo plantio. Alguma bactéria ou praga que ficou passa para a planta nova. Fazendo a rotação elimina-se as pragas naturalmente”, explicou.

Uma área na região sul de Arapiraca passou a ser denominada cinturão verde devido a um projeto implantado em 2003. O objetivo foi incentivar o cultivo de hortaliças em substituição à tradicional cultura do fumo.

O projeto abrange uma área de mais de 130 hectares em 19 comunidades rurais. Mais de 200 produtores participam. Todos são ex-plantadores de fumo, como o agricultor José Lourenço da Silva. Há 17 anos ele abandonou a cultura fumageira para se dedicar ao cultivo das hortaliças. A alface e o coentro dominam a produção. O cultivo é feito de forma convencional, com controle químico. A produção abastece, principalmente, o mercado de Maceió.

O seu José Lourenço também investiu no cultivo das mudas e virou fornecedor. Para aumentar a produção o agricultor está construindo uma nova estufa e comprando novos maquinários.

O projeto também fornece equipamentos para irrigação e ajuda na assistência técnica.


Fonte: Globo Rural
 
 
 

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2022 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda