1 1
Horticultura tem perdas moderadas devido ao frio

Irati – O frio e a umidade registrados na semana passada foram os mais intensos eventos climáticos deste ano relacionados à agricultura, principalmente à horticultura. Irati e região têm uma cultura relevante nessa área, e como o frio chegou rapidamente pegou muitos produtores de surpresa.

A agricultora Catarina Orchel, trabalha a 25 anos em sua pequena propriedade no cultivo de hortaliças. “Todos os anos durante o inverno, as plantas sofrem com a chuva e o frio em demasia, este ano estava tranquilo, mas o clima da semana passada nos rendeu muitas perdas na plantação”, lamenta Catarina.

O engenheiro agrônomo, Natalino Mascarello, observa que este ano as geadas foram leves. “Elas não tiveram um grande impacto na agricultura, principalmente nas hortaliças, porque foi um tempo seco, que não esteve úmido como na última semana, muita úmida e fria aí neste clima as hortaliças sentiram mais”, explica o agrônomo.

A agricultora conta que foi na última semana que as hortaliças foram mais danificadas. “Apenas o agrião tem cobertura porque é uma planta muito sensível as variações climáticas. As outras plantas ficam no tempo aberto pois fica muito caro fazer uma cobertura que comporte as outras plantações”, alega Catarina.

Mascarello adverte que para reduzir as perdas o ideal seria uma cobertura com TNT. “Apenas alguns produtores no município usam esse mecanismo, porque a maioria das hortaliças de inverno são bastante resistes ao frio. São elas a alface, beterraba, brócolo, cenoura, chicória, couve, couve-flor, couve chinesa, espinafre, rabanete, repolho, tomate, agrião-de-água, almeirão, alho, cebola e a ervilha”, esclarece o agrônomo.

A indicação é de que se utilizem artifícios que minimizem o efeito climático negativo sobre determinada hortaliça, como é o caso das estufas. “O clima influencia no plantio das hortaliças, pois existem as que são de origem de clima tropical e as de clima temperado, ou seja, a adaptação climática é diferente. Isso influi na maior ou menor produção em diferentes épocas do ano. Para que a produção da sua horta seja contínua, é importante um planejamento anual para definir o que vai ser plantado nos meses de inverno e verão”, orienta Mascarello.

Catarina fala que a cultura que mais sofreu foi a alface. “O que foi mais prejudicial foi a alta umidade aliada ao frio. Depois da semana que passou já percebi que começaram a aparecer algumas doenças nas folhas, que devem ser motivados pelo clima”, considera a agricultora.

O agrônomo explica que quando a temperatura chega em 4ºC, as hortaliças já começam a ser danificadas. “Não é preciso que haja a geada. Nessa temperatura a hortaliça não cresce e trava o desenvolvimento por causa do excesso de frio. Principalmente a alface é a mais prejudicada porque ela acumula água nas folhas e com esse excesso ela vai adoecendo e dando espaço para que várias doenças vão se desenvolvendo”, esclarece Mascarello.

As principais pragas da horta caseira são: lagartas, pulgões, lesmas, tripes, ácaros e mosca-branca.As doenças são causadas, de maneira geral, por fungos, bactérias, vírus e nematóides. Os fungos provocam aparecimento de pintas ou pequenas manchas que podem causar murchamento e morte das plantas.As bactérias causam manchas escuras, podridões e secamento das partes atacadas também pode provocar a morte das plantas. Os vírus causam amarelecimento, deformação e mau crescimento das plantas.Os nematóides provocam formação de nódulos nas raízes, amarelecimento, murchamento e mau desenvolvimento das plantas.

Texto e foto: Adriana Souza, Da Redação


Fonte: Site Hoje Centro Sul

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda