1 1
Pirapozinho terá unidade da Embrapa destinada a hortaliças

O chefe-geral da Embrapa Hortaliças (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Celso Luiz Moretti, se reuniu nesta segunda-feira (13) com o deputado federal Talmir Rodrigues (PV) e com o prefeito de Pirapozinho, Marcos Brambilla, para acertar detalhes da implantação de uma unidade da instituição na cidade em 2011. A primeira reunião para o início do funcionamento será em fevereiro.

De acordo com o parlamentar, ele destinou uma emenda de R$ 500 mil para a reforma de um galpão de 600m² na entrada da cidade, que, após as obras, receberá equipamentos para que pequenos e médios produtores da região realizem a lavagem, seleção, classificação e embalagem dos legumes e verduras.

A prefeitura ficará responsável pela infraestrutura e a empresa, pela tecnologia. "Os agricultores serão convidados pela Embrapa e serão capacitados. Eles pagarão menos insumos e terão a oportunidade de oferecer um produto de melhor qualidade ao mercado, sem atravessadores e, consequentemente, com lucro maior", explica Talmir. Ainda serão investidos, segundo ele, R$ 1,5 milhão no projeto.

A escolha da cidade para a implantação foi estratégica, revela o deputado. "Pirapozinho é a porta do Pontal do Paranapanema, que é uma das maiores produtoras do Estado. Para se ter ideia, a região produz mais da metade da batata-doce de São Paulo".

Brambilla vê a iniciativa como uma opção de fortalecer a agricultura familiar. "A principal característica de nossos produtores rurais é que eles são pequenos e faltam incentivos técnicos e financeiros para que eles aumentem sua produtividade. Com a vinda da Embrapa Hortaliças, nossos agricultores terão condições para movimentar o mercado com produtos de qualidade superior", enfatiza.

Ele ainda lembra que 30% dos legumes, frutas e verduras produzidos na cidade são comprados pela prefeitura e encaminhados à merenda escolar da rede pública de ensino.

Para o vereador Jurandir, que, ao lado do vereador Adriano Bertasso, também participou da reunião, a vinda de uma unidade ao município representa reconhecimento. "Isto mostra que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, responsável pela Embrapa, sabe que o Estado de São Paulo continua sendo a locomotiva do Brasil e que o Pontal é responsável por grande parte desta potência econômica", reflete.


Fonte: Portal do Ruas

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda