1 1
Frutas e hortaliças podem ser alternativas para fumicultores do interior do RS

Embrapa apresentou possibilidades de diversificação de culturas a produtores de fumo de Arroio do Padre

 

Agricultores de Arroio do Padre (RS), cidade onde 90% da produção vem do fumo e a preocupação com o futuro da cultura é crescente, conheceram oportunidades de diversificação através da fruticultura e do cultivo de hortaliças em “Dia de Campo” realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Clima Temperado (Pelotas/RS) nesta semana.

O grupo de fumicultores conheceu alternativas como o cultivo de uva, maracujá e goiaba, o trabalho com cebola e a produção de húmus. Foram apresentadas as potencialidades da região sul do Rio Grande do Sul em cada segmento e as opções para os agricultores saírem do foco exclusivo no fumo.

– Apresentamos possibilidades de diversificação da matriz produtiva, como o maracujá e a goiaba. O primeiro tem grande potencialidade para produção de um suco de alta qualidade na região e a goiaba serve de base para uma ampla gama de produtos da indústria. Além disso, a goiaba é uma cultura espontânea. Muitos produtores sempre tiveram goiabeiras plantadas em suas propriedades. O que falta é qualificar a produção – expõe o pesquisador da Embrapa, Jair Costa Nachtigal.

De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Arroio do Padre, Tatiane Valborer, a idéia é “fomentar atividades de diversificação em áreas de produção de tabaco”.

– No município, atualmente, praticamente 90% da renda provém do fumo. Com a expectativa da diminuição da área plantada de fumo, a gente tem a preocupação do que vai ser do nosso produtor e da cidade – comenta.

Participante do Dia de Campo, o agricultor Ari Prieber comenta que já conta com a produção de hortaliças em parte do ano.

– O principal plantio é do fumo (sete a oito mil kg por ano). Depois, no inverno, produzo repolho, beterraba e alface – diz.

 

EMBRAPA

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda