1 1
Gestão de Pessoas: estratégia para um negócio sustentável

Em sua palestra sobre “Gestão de Pessoas como Ferramenta de Crescimento Sustentável do Negócio”, Raquel Kussama, diretora do Grupo Raquel Kussama (Lexdus) – que congrega empresas de consultoria especializadas em Agronegócio –, destacou que a Gestão de Pessoas contribui para o processo de desenvolvimento e para a velocidade com que as ações são realizadas, proporcionando benefícios como: integração do grupo gerencial; tomada de decisão por prioridade no foco do negócio; estabelecimento do planejamento estratégico, respeitando o limite das pessoas e visando a superação das barreiras. “A experiência tem nos mostrado que por meio do crescimento e comprometimento dos profissionais com os negócios, a empresa obtém o seu crescimento sustentável. Idealizar o crescimento de vendas ou produção, sem dimensionar o perfil dos funcionários e da mão de obra disponível no mercado, é correr o risco da ausência do cumprimento das metas estabelecidas. Por isso, acreditamos que é preciso que os empresários e gestores das empresas incorporem o processo de Gestão de Pessoas nas fases do planejamento estratégico, tático e operacional, pois os resultados positivos são alcançados por meio das pessoas”, assegura Raquel.

No segmento de viveiros, o grande desafio, segundo ela, é fazer com que os viveiristas e produtores se posicionem com olhar de empresários e proprietários de um negócio que sofre a influência do meio externo. Como o processo de profissionalização nesta cadeia produtiva ainda está no início, para a consultora, o entrave é disseminar este novo conceito e fazer os profissionais entenderem e começarem o processo de Gestão Empresarial, que envolve Gestão de Pessoas, Financeira, de Marketing, Rastreabilidade e Sistemas, entre outros aspectos. De acordo com Raquel Kussama, o tripé para o sucesso de um negócio é constituído por pessoas, processos e tecnologia. Enquanto os processos determinam os procedimentos necessários para o cumprimento do planejamento do negócio, as tecnologias facilitam a administração do tempo e a melhoria dos processos na gestão empresarial. “Unir os três pontos é tarefa árdua para que o resultado do negócio seja medido e, com isso, o crescimento sustentável seja atingido”, salienta Raquel.


Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda