1 1
Calor reduz produção de hortifrútis em 80%

Após a chuva dar uma trégua, o forte calor tem sido o vilão das hortaliças e legumes, que já registram queda aproximada de 80% na produção

Alessandra Santos

O dado é da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), sendo que dos 50 permissionários que atuam nos varejões municipais, pelo menos cinco deles — 10% — deixaram de participar neste período dos varejões, por exemplo, por conta da pequena produção — ou nenhuma — e da baixa qualidade do produto oferecido ao consumidor.

Além disso, o bolso do cliente também já sente os reflexos devido ao aumento médio de 40% referente ao valor comercializado desde o início de dezembro.

Para o produtor do bairro Floresta, Vlamir José Domingues, 40, em épocas propícias para o plantio e cultivo das folhosas e legumes, a produção chegava as 4.000 mudas por semana.

Em virtude das grandes perdas registradas por conta do solo muito úmido ou das folhas queimadas pelo excesso de calor, Domingues planta atualmente entre 6.000 e 7.000 mudas para colher a mesma quantidade de antes.

"A folha está menor porque a planta encontra dificuldade para seu desenvolvimento. Nosso prejuízo só não é maior devido ao local que estamos localizados, bem no pé da serra", explicou o produtor.

A queda e as perdas na produção, somada à alta dos preços, têm levado alguns produtores a desistirem da atividade pelo menos momentaneamente.

Fonte: Jornal de Piracicaba
 


 
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda