1 1
Saúde - Hidratação no verão

Alimentos mantêm temperatura corporal

Uma alimentação diferenciada é importante para manter o corpo hidratado no verão. É o que alerta o Dr. Nataniel Viunisk, médico nutrólogo e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Tão importante quanto água, sucos ou outros líquidos, os alimentos garantem que o corpo fique confortável mesmo com as altas temperaturas.

"Ingerir frutas frescas e saladas, assim como beber a quantidade adequada de água, chás ou sucos naturais, auxiliam o organismo a preservar uma temperatura corporal agradável. Com o aumento da transpiração, além de perder líquidos, o corpo também elimina sais minerais importantes como sódio, potássio e magnésio. Por isso, a necessidade de uma alimentação correta. Mais do que repor os líquidos perdidos pelo suor, as frutas e vegetais contêm antioxidantes que ajudam a proteger nosso corpo dos danos causados pelo sol e outros agentes agressores típicos do verão, como o cloro das piscinas", completa o nutrólogo.

Opções apropriadas:

- Melão: Todos os frutos dessa família são excelentes fontes de sais minerais. No entanto, o melão tem aproximadamente o triplo de potássio do que o encontrado na melancia, por exemplo. Além disso, a cor amarelo-alaranjada dos melões é proveniente do betacaroteno, um poderoso antioxidante.

- Mirtilo (Blueberry): Doce e deliciosa, essa frutinha contém componentes que podem auxiliar a reduzir inflamações na pele causadas pelo excesso de sol. Também são ótimas fontes de vitamina C.

- Espinafre: As folhas do espinafre contêm bastante água e possuem grande quantidade de magnésio. A luteína, pigmento que tinge as folhas de verde, é um antioxidante que ajuda a proteger a pele e olhos da excessiva exposição ao sol.

- Pimenta: Alimentos apimentados no calor? Sim! Além de boa fonte de vitamina C, as pimentas estimulam a transpiração. O suor quando evapora da pele ajuda a diminuir a temperatura corporal. Gengibre e alho também possuem esse efeito, em menor escala.

Fonte: Jornal de Araraquara

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda