1 1
Crianças e jovens brincam para assimilar conceitos de alimentação balanceada

Pesquisadores e técnicos da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ) investiram no lúdico para falar de coisas sérias como química e alimentação. No próximo dia 15, cerca de 70 crianças e jovens participarão de um circuito de jogos, vídeos e experiências em laboratório que mostrarão a importância da presença de frutas, legumes e verduras nas refeições, a influência dos sentidos na percepção dos alimentos e como conceitos teóricos de química podem ganhar dimensão prática e divertida em pequenos experimentos. O evento comemora o Dia Mundial da Alimentação (16.10).

O objetivo é mostrar que uma alimentação balanceada pode ser saborosa e nutritiva e, ao mesmo tempo, promotora da saúde quando associada ao lazer e atividades físicas. Os carboidratos e açúcares (bolachas, pães, bolos, batatas, doces, etc.) dão energia para atividades diárias e são essenciais para o bom funcionamento do cérebro. No entanto, quando em excesso, levam ao ganho de peso e sonolência, provocam acne, cárie e celulite e contribuem para o aumento de glicose (açúcar) e triglicerídeos (gordura) no sangue, prejudicando o funcionamento e as defesas do organismo.

Por sua vez, frutas, legumes e verduras são fontes de água, fibras, vitaminas e minerais. Esses elementos hidratam e fortalecem o organismo, mantém pele, cabelos e unhas saudáveis, dão disposição, ajudam no crescimento e no ganho de massa muscular. “As frutas in natura não apresentam contra-indicação, a não ser em casos de alergia ou intolerância. Mas qualquer alimento em excesso leva ao ganho de peso”, explicou a nutricionista Monica Lobo, parceira no projeto Além do Rótulo e colaboradora do evento. 

Na Mostra de Química, um dos experimentos será a demonstração prática de uma das primeiras reações aprendidas na escola: a neutralização ácido-base. Por meio da decomposição de um sal de frutas numa solução ácida, a liberação de gases encherá uma bexiga.

O efeito visual abrirá caminho para explicar a questão da azia. Quando ela aparece é sinal de que a concentração de ácido no suco gástrico está alta, causando irritação na mucosa do estômago. “Ao tomar um sal de frutas, a acidez é neutralizada pela presença do bicarbonato de sódio que, ao interagir com o ácido do suco gástrico produz água e gás carbônico. É por isso que arrotamos logo depois de tomar um sal de frutas e sentimos alívio quase que imediato”, explicou o químico e pesquisador da Embrapa, João Oiano Neto.

Outro momento lúdico será o teste dos sentidos. Crianças e jovens vão provar gelatinas com cores mascaradas e terão que adivinhar o sabor. O jogo ressaltará que o paladar é diretamente sugestionado pela cor. Ao provar uma gelatina de abacaxi com coloração vermelha, poucos acertarão o sabor. “É como se o cérebro ficasse confuso com as informações recebidas da visão, do olfato e do paladar, pois a cor não corresponde ao que temos como padrão”, afirmou Daniela Freitas, pesquisadora da área de Análise Sensorial de Alimentos e Bebidas da Embrapa.

Mais que brincadeira, o evento pelo Dia Mundial da Alimentação servirá para chamar a atenção para uma dieta mais balanceada e de qualidade a fim de fazer frente aos problemas de obesidade e diabetes que já atingem crianças e adolescentes. 

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado todo dia 16 de outubro em mais de 180 países. A data é comemorada há 27 anos e lembra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Outras informações:
Jornalista Soraya Pereira - MTB 26165/SP
Embrapa Agroindústria de Alimentos
21 3622 9739 ou 9881 0535
soraya@ctaa.embrapa.br

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda