1 1
PIB agrícola de 2010 será maior que o nacional, diz Stephanes

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, afirmou, nesta quinta-feira (11/03), que o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária deve crescer 8% em 2010.

Segundo ele, o valor está acima do estimado para o Brasil. “Quando se olha a agricultura num horizonte de médio prazo, a atividade tem um desempenho extremamente positivo”, disse Stephanes, ao comentar a queda, em 2009, de 5,2% do PIB do setor, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o ministro, a agricultura não apresenta o mesmo comportamento de outros setores da economia, como indústria, comércio e serviços, por conta de sua sazonalidade. “Em determinados anos, temos problemas climáticos e queda no valor, o que, normalmente, é recuperado nos anos seguintes. Tanto que, na média, a agricultura cresce em números bem superiores ao PIB brasileiro”, argumentou.

Ele deu o exemplo dos dois últimos anos, quando o crescimento registrado no setor, em 2008 , foi de quase 9% e, no ano seguinte, houve queda de 6% em função da seca e da chuva, que prejudicaram as colheitas de soja, milho e trigo. Com a previsão de alta para 2010, o ministro acredita que haverá uma “compensação”.

Fonte: MAPA 
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda