1 1
Embrapa discute novas propostas para agregar valor aos recursos genéticos vegetais

O Brasil abriga cerca de 20% da biodiversidade mundial, incluindo plantas, animais e microrganismos.  Esse patrimônio natural abriga milhares de espécies com potencial para aplicação em diversas áreas, como: alimentação, medicamentos e a indústria da biotecnologia, entre outras. A pesquisa agropecuária é, sem dúvida, o caminho para ampliar o conhecimento sobre os recursos genéticos vegetais e estimular a sua utilização de forma sustentável. Para discutir ações atuais e futuras em prol da agregação de valor a esses recursos genéticos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, a partir de seis de suas 45 unidades – Recursos Genéticos e Biotecnologia; Hortaliças; Cerrados; Clima Temperado e Mandioca e Fruticultura Tropical – promove no dia 6 de abril, amanhã, de 9 às 17h30, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, DF, o Simpósio Brasileiro sobre Agregação de Valor a Recursos Genéticos Vegetais.

O evento é uma das ações da Embrapa em homenagem ao Ano Internacional da Biodiversidade e tem como objetivo apresentar à sociedade brasileira os programas atualmente em desenvolvimento em prol da conservação e do uso sustentável de recursos genéticos vegetais, além de estimular a adoção de novos modelos a partir dos resultados que já foram alcançados.

Serão debatidas formas de agregação de valor a recursos genéticos de espécies de importância para a alimentação

Na parte da manhã, a programação do Simpósio será voltada para temas mais gerais. A palestra de abertura, às 9 horas, vai abordar a agregação de valor em agronegócios e será proferida pelo professor do Instituto de Economia da Unicamp, Antônio Márcio Buainain.

Em seguida, o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Francisco Montenegro Valls, apresenta palestra sobre agregação de valor em recurso genético vegetal. É interessante destacar que em novembro de 2009, Valls recebeu da Crop Science Society of America (CSSA) a medalha “Frank N. Meyer” pela qualidade internacional de suas contribuições à área de recursos genéticos vegetais.

Na parte da tarde será realizada uma mesa redonda, coordenada pela pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Clara Goedert, voltada à discussão da agregação de valor a espécies de importância para a alimentação, como abacaxi, pela pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Fernanda Vidigal; maracujá, pelo pesquisador da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiros; feijão, pelo pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Irajá Ferreira Antunes e pimenta, pelo pesquisador da Embrapa Hortaliças, Francisco Reifschneider.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embrapa

 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda