1 1
Dia de Campo na TV fala sobre tecnologia social para agricultura urbana

Por Izabel Drulla Brandão

Esta edição do Dia de Campo na TV exibe o tema Tecnologia social para agricultura urbana. Este programa vai ao ar dia 9 de abril, pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no dia 11, às 8h pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet).

A Embrapa Amazônia Oriental, sediada em Belém (PA), desenvolve um trabalho de tecnologia social para a agricultura urbana por meio do Núcleo de Responsabilidade Socioambiental (Nures), criado em agosto de 2009. As ações do Nures têm por base conceitos de economia solidária e comunitária, além do foco na gestão sociambiental.

A infraestrutura do Nures engloba uma baia de segregação de materiais e uma sala de reciclagem, além de um horto medicinal. As plantas medicinais cultivadas e o material reciclado geram produtos finais com procedência reconhecida e qualidade que se revertem em benefício das comunidades parceiras. Os próprios empregados da Embrapa se beneficiam com essa conscientização.

"Os colegas participam cada vez mais da coleta seletiva de lixo implantada na instituição há dois anos, um trabalho hoje feito em parceria com a Associação dos Recicladores das Águas Lindas", explica Augusto César Andrade, responsável técnico da Embrapa Amazônia Oriental junto ao Coep-Pará.

"Buscamos capacitar comunitários para serem multiplicadores capazes de promover a produção para consumo próprio ou comunitário, além de gerarem receita com a venda do excedente in natura e processado". Ações como estas começaram a ser realizadas pela Embrapa antes mesmo do Nures ser idealizado. Era o início sistemático da troca do antigo modelo de filantropia pelo de desenvolvimento e adoção de tecnologias sociais.

Um dos projetos de pesquisa mais originais nessa linha de responsabilidade social é o que resultou, já em 2008, na cadeia produtiva formada por ribeirinhos, quilombolas e comunitários urbanos para cultivo, conservação, manipulação, distribuição e comercialização de produtos naturais à base de plantas medicinais (xampu natural, creme anticelulite e pomada antiinflamatória).

Os ribeirinhos da Ilha do Combú e Santarém extraem os óleos das sementes de copaíba e andiroba. Os remanescentes de comunidades quilombolas da comunidade de Boa Vista do Itá, no município de Santa Izabel do Pará, treinados pela Embrapa e instituições parceiras, cultivam as plantas medicinais e confeccionam os produtos.

Os moradores das comunidades Paraíso Verde e Pantanal (do entorno da Embrapa em Belém) se encarregam de comercializar por meio de sua associação. Segundo o pesquisador Osmar Lameira, que coordena esse projeto e tem outro semelhante com uma comunidade de presidiários, "o preço de venda é justo e todos se beneficiam, do produtor ao consumidor".

O Dia de Campo na TV sobre Tecnologia social para agricultura urbana tem a produção da Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

COMO SINTONIZAR O PROGRAMA

Canal Rural
Net, Sky, Parabólica ou internet
A partir das 9h30 (com reprise às 15h30)

TV NBR
Canal do Governo Federal
Dia 11, às 7h - Saiba como acessar

TV Educativa de São Carlos (canal 48)
Ás quintas-feiras - 18h

TV Sete Lagoas
Às quintas-feiras - 22h

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 ou (61) 3448-4236, ou pela Livraria Embrapa.

A matéria principal do programa pode ser vista também no site do Dia de Campo na TV. Nesta página você pode acessar a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.

Fonte: Embrapa Amazônia Oriental
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda