1 1
Horta Solidária conscientiza alunos para alimentação saudável

Os alunos do Ensino Fundamental recebem orientação para manter uma alimentação saudável e assitem a palestras sobre o assunto. A coordenadora do Projeto e assistente social da Embrapa Meio Ambiente, Maria Katy Anne V. de O. Guimarães, informa que nas palestra os alunos vão visualizar o que é ensinado por meio de uma grande pirâmide alimentar, onde os alimentos são colocados no devido lugar durante a explicação, buscando a melhor compreensão pelo aluno. “Ao final da visita são feitas algumas brincadeiras com a própria pirâmide alimentar, onde os alunos devem colocar os alimentos em sua devida ordem”, explica Katy Anne.

Segunda ela, na roda de alimentos desenvolvida pelo Projeto Horta; os alunos giram uma roleta colorida que ao parar eles devem dizer quais alimentos que pertencem às respectivas cores e qual a importância desses alimentos no organismo. “Na caixa mágica as estagiárias escolhem uma especiaria da horta e a colocam em uma caixa fechada. Os alunos podem sentir e cheirar o que está dentro, estimulando os sentidos e tentando adivinhar o conteúdo e sua utilidade, retratada em um desenho, de acordo com a série, que deverá ser realizado em sala de aula e enviado para a Embrapa Meio Ambiente”, informa a coordenadora.

Katy Anne salienta que “as visitas são complementadas com o lanche da horta, oferecido no final das atividades, visando à conscientização para uma alimentação saudável”.

Projeto Horta Solidária

O Projeto Horta solidária tem como base as iniciativas de Responsabilidade Social e Educação Ambiental desenvolvidas pela Embrapa Meio Ambiente, as quais visam à melhoria da qualidade de vida da população, por meio do processo de conscientização e educação ambiental. “A Horta Escola proporciona assim conhecimento por meio de visitas e oficinas sobre plantio de hortaliças em vasos, orientadas por um técnico agrícola e pelas estagiárias do projeto”, destaca a coordenadora.

Programa Embrapa & Escola

O Programa Embrapa & Escola da Embrapa Meio Ambiente atende a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares. O objetivo é divulgar e popularizar conhecimentos sobre a pesquisa científica, especialmente aquela desenvolvida para a agricultura e horticultura, responsáveis pela produção e pela qualidade dos alimentos que os brasileiros consomem no seu dia a dia.

Visitas à Horta Solidária

As visitas ocorrem sempre às quintas-feiras das 9h às 11h. É necessário agendamento, que pode ser feito pelo telefone (19) 3311-2716, no período da manhã, com Mayra ou Gabriela pelo e-mail: horta@cnpma.embrapa.br. É preciso informar o nome da escola, interessado e telefone para contato, quantidade de turmas, série e número de alunos, nome do professor responsável e, se possível, o número do telefone celular para contato em casos de imprevistos ou emergências. O transporte fica a cargo da escola.

As turmas devem ter no máximo 40 alunos, acompanhadas por dois professores. Ao final da visita, será solicitada uma redação ou um desenho, de acordo com a série, que deverá ser enviado para a Embrapa Meio Ambiente. Esta atividade deverá ser realizada em sala de aula.

Fonte: Eliana Lima - Embrapa Meio Ambiente
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda