1 1
Abcsem marcará presença na Hortitec 2010

Com forte atuação na parte legislativa, a associação apresentará as principais ações desenvolvidas em prol do setor nestes 40 anos de fundação

Como entidade que sempre lutou pela integração e a defesa do segmento de Hortaliças, Frutas e Ornamentais (HFO), importante social e economicamente para a agricultura nacional, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem), marcará presença em mais uma edição da Hortitec; a mais importante feira de horticultura da América Latina, que será realizada entre os dias 16 e 18 de junho, no Recinto da Expoflora, na cidade de Holambra/SP. Neste ano com um estande próprio, a associação apresentará as principais ações e projetos que vem desenvolvendo em prol dos interesses de produtores, comerciantes e empresas do setor.

Atualmente a Abcsem conta com associados na maioria dos Estados e congrega 95% das empresas de comércio, pesquisa, melhoramento genético e produção de sementes de hortaliças com atuação no Brasil. Conta ainda com a importante participação de representantes do segmento de mudas de hortaliças e de flores e ornamentais.

“O Brasil tornou-se um país estratégico no segmento agrícola, dotado de alta tecnologia e qualidade, devido ao real potencial do nosso mercado interno e também aos produtos de alto valor agregado destinados para exportação. Neste sentido, cabe à Abcsem atender às diversas demandas sobre introdução e proteção de novas cultivares, regulamentação e tecnologia, bem como fomentar ainda mais ações que amparem o desenvolvimento e as novas conquistas do setor”, argumenta Luis Eduardo Rodrigues, presidente da Abcsem.

Ações e parcerias

Os principais focos de trabalho da associação estão relacionados às questões de regulamentação e promoção do setor de hortaliças e ornamentais visando valorizar o segmento de sementes e mudas. Por isso, a entidade desenvolve cursos, palestras, treinamentos e demais eventos para contemplar as necessidades do setor quanto à informação e atualização de conhecimentos sobre legislação, produção e mercado. E também realiza projetos e ações com diversos órgãos da administração pública, fóruns setoriais e outras associações, além de parcerias e acordos de cooperação técnica com entidades públicas e privadas, o que facilita uma discussão aprofundada dos entraves e desafios vividos pelos associados, bem como pelo setor em geral.

Na área de regulamentação, um dos principais focos de atuação da entidade, vale destacar o trabalho realizado pelo Comitê de Olerícolas, Flores e Ornamentais, em parceria com a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). O Comitê, grupo formado por experientes profissionais representantes das empresas associadas, avalia e revisa as instruções normativas e outras regulamentações do setor, propondo adequações para que elas sejam mais aplicáveis. Além disso, colabora com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na elaboração de normativas específicas destinadas especificamente ao setor hortícola.

“Este ano em que são completos 40 anos de fundação da associação, está sendo fundamental nesta área de regulamentação, pois todos os assuntos que estamos trabalhando há anos estão saindo agora da gaveta. Estamos colhendo frutos bastante positivos de uma longa história de trabalho e dedicação ao setor”, salienta o presidente da Abcsem.

No que se refere a Flores e Ornamentais, a Abcsem atua tecnicamente junto à Câmara Setorial Federal de Ornamentais, Comissões Estaduais de Sementes e Mudas (CSMs) e ao Mapa, defendendo os interesses dos associados. Por entender a importância de consolidar o setor, mantém também ações conjuntas com outras entidades representativas deste, tais como: Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Associação Brasileira de Proteção de Cultivares de Flores e Plantas Ornamentais (AbpcFlor), Associação Rio-Grandense de Floricultura (Aflori), entre outras, via Câmaras Temáticas de Flores e Ornamentais.

Quanto às hortaliças, a associação mantém ações conjuntas com as Câmaras Temáticas de Hortaliças, com o Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo (Sincaesp), Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifruti do Estado de São Paulo (Aphortesp), Sindicato Rural de Mogi das Cruzes e Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef).

“A Abcsem tem hoje ampla representatividade no mercado e as parcerias objetivam o desenvolvimento de iniciativas para incremento ao consumo de hortaliças e o levantamento de dados consolidados do setor, entre outros”, explica Luis Eduardo Rodrigues.


Atendimento à imprensa:

ArtCom Assessoria de Comunicação
Isabella Monteiro - isabella@artcomassessoria.com.br
Marlene Simarelli - marlene@artcomassessoria.com.br
Daniela Mattiaso - daniela@artcomassessoria.com.br

Telefone: (19) 3237-2099
Campinas – SP
 

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2022 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda