1 1
Técnico agrícola mineiro descobre nova variedade de pimenta

Primeiro empreendedor individual de Uberaba cria condimento com sabor especial e resistente a pragas

Com uma história de vida guiada pela preocupação social, o técnico agrícola Leonam Moreira, de Uberaba, no Triângulo Mineiro, sempre buscou algum meio de garantir o sustento de famílias carentes. Durante um experimento com várias pimentas, ele descobriu uma nova espécie originada pela polinização cruzada das pimentas malagueta e bode-roxa.

Batizada de Pimenta Uberabinha, a planta possui características interessantes e diferenciadas. A descoberta tem ampliado as ações e sonhos do mineiro a favor da justiça social. Desde que se tornou o primeiro empreendedor individual formalizado em Uberaba, Leonam cria oportunidades e beneficia famílias da região, com a agricultura familiar, por meio do Projeto Uberabinha, de cunho social.

Em 2006, bolsista de Iniciação Científica da Fapemig Júnior, enquanto fazia testes de polinização cruzada com diferentes espécies de pimenta em seu quintal, notou que uma das variedades era diferente das demais.

– Fui orientado a isolar a planta, concentrar meus estudos nela e supervisioná-la durante dois anos. Com isso obtive resultados maravilhosos e um fruto diferenciado.

A descoberta, que homenageia a cidade de Uberaba, teve grande reconhecimento e despertou a curiosidade em todo o Brasil. O sucesso da Pimenta Uberabinha é fruto de um trabalho experimental desenvolvido entre 2006 e 2008. Nesse período, Leonam percebeu que cada vez mais conseguia um fruto aprimorado, resistente a pragas e que produzia quase o dobro de frutos, com periodicidade maior que as pimentas tradicionais, sem o uso de agrotóxicos em todo o processo.

Fonte: Agência Sebrae

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda