1 1
II Workshop sobre Tecnologia de Sementes

Evento reuniu diferentes elos do setor produtivo para debate e apresentação das últimas tecnologias e processos disponíveis internacionalmente para aplicação no Brasil

A Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), em parceria com a divisão de Hortaliças da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promoveu em agosto deste ano, o II Workshop sobre Tecnologia de Sementes. O evento foi realizado na cidade de Campinas (SP), durante dois dias. Com uma programação bastante extensa, o workshop contou com 12 palestras, que tiveram como foco as áreas de pesquisa, tecnologia, produção e beneficiamento de sementes, envolvendo desde o desenvolvimento das cultivares até a comercialização do produto final. O evento reuniu mais de 80 participantes durante os dois dias de eventos, entre produtores; comerciantes de sementes e outros insumos, importadores e exportadores; representantes de entidades de ensino e pesquisa; além de estudantes da área.

O workshop teve início com um discurso feito pelo presidente da ABCSEM, Luis Eduardo Rodrigues, no qual agradeceu o apoio dos patrocinadores – Brasil Sementes, Incotec e Syngenta – e, também, dos parceiros da ABCSEM: Embrapa, Associação Nacional dos Distribuidores de Insumo Agrícolas e Veterinários (Andav) e Prefeitura de Holambra, cujos representantes estiveram presentes na mesa de abertura do evento. Ainda na mesma ocasião, Rodrigues destacou alguns pontos importantes sobre o mercado de hortaliças atual. Ele explicou  que o Brasil possui vantagem competitiva em relação aos demais países, quanto ao tempo necessário para obtenção de sementes, já que o país possui grande extensão territorial e tem a maior empresa de pesquisa de tecnologia na área - a Embrapa. Ele acrescentou ainda que dados do setor já revelam aumento da produtividade e da quantidade de investimento em genética e tecnologia de sementes nacionalmente. Dentro deste cenário, Rodrigues enfatizou a importância do papel da associação no setor, afirmando que “a ABCSEM tem como objetivo mostrar o que está sendo desenvolvido e suprir os gargalos dos negócios de sementes e seus insumos, promovendo a articulação junto aos órgãos responsáveis, a fim de minimizar a burocracia, sobretudo, no aspecto legislativo”.


Também presente na mesa de abertura, Warley Marcos Nascimento, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças, falou da importância do evento e das 
parcerias dentro do setor. “A Embrapa, enquanto instituição pública de geração de tecnologia, está à disposição para colaborar com a ABCSEM e trabalhar em parceria com empresas nacionais e internacionais, bem comocom a Andav, que possui um trabalho de alto valor agregado, pois sem os insumos, toda a tecnologia desenvolvida não chega à cadeia como um todo”, salientou.

Já o presidente executivo da Andav, Henrique Mazotini, comentou durante a abertura do evento que os temas abordados pelo Workshop são de grande relevância para a continuidade da transferência de tecnologia e que a parceria com a Embrapa e a Abcsem contribuirá também para que os associados da Andav repassem essa tecnologia aos produtores rurais que assistem. “A tecnologia não pode ficar retida em gavetas, ela precisa chegar ao agricultor. Nosso trabalho diário é realmente ter esse contato com agricultor, por isso, entendemos que este evento é realmente de grande importância para a agricultura em geral no Brasil. A parceria entre a Andav e a ABCSEM objetiva levar o conhecimento sobre novos produtos e tecnologias e difundi-los para os agricultores nas suas respectivas regiões”, afirmou.


Reforço no Polo Tecnológico de Sementes é anunciado durante evento

 A parceria firmada entre a ABCSEM e a Prefeitura de Holambra, em junho deste ano, durante a Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas -, para implantação de um Polo Tecnológico de Sementes na cidade de Holambra (SP), ganhou mais uma valiosa colaboração, que foi anunciada durante o workshop: o apoio da Embrapa. De acordo com o prefeito de Holambra, Fernando Fiori Godoy, a partir de agora, novos órgãos públicos ligados ao setor e também empresas privadas deverão fazer parte deste projeto. A ideia do polo foi inspirada em um modelo de cooperação público-privado existente na Holanda. “Num raio de 100 km da cidade, temos as maiores empresas de sementes do mundo. E como Holambra já é um polo tecnológico de flor, queremos estender isso também para as sementes de hortaliças”, explicou. A prefeitura dispõe de uma área de 100 mil m² onde pretende abrigar o polo, cujo formato ainda não está definido. “Estamos estudando se o polo agregará uma fundação, instituto ou uma associação e, analisando a viabilidade disso, inclusive legal e juridicamente, pensamos em algo que proporcione agilidade para o andamento da construção do polo tecnológico”, revela Fiori. 

Sobre o polo, Warley Nascimento comentou que acha “excelente esta parceria entre  Embrapa, ABCSEM e a prefeitura de Holambra para o desenvolvimento de um projeto tão importante”. De acordo com ele, a Embrapa contribuirá com as tecnologias de produção de sementes e na área de desenvolvimento de cultivares, além do apoio na parte de capacitação dos profissionais que vão atuar na área, que é altamente tecnificada. “A mão de obra hoje no Brasil é cara, quando comparada ao custo de outros países vizinhos, como Argentina e Chile, sendo este último notoriamente um grande produtor de sementes de hortaliças. Com o polo queremos que as empresas de semente no Brasil, desenvolvam seu material em condições nacionais, ou seja, ao invés de levarem essas sementes para serem produzidas em outros países, possam produzi-las aqui, gerando renda, emprego e oportunidades”, almeja Nascimento.

 


  
  
  

 

 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda