1 1
ABCSEM na Hortitec 2014


Associação lançará dados atualizados da pesquisa que realizou sobre o mercado de hortaliças no Brasil
 
A Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) realizou um novo levantamento dos dados socioeconômicos da Cadeia Produtiva de Hortaliças no Brasil. O lançamento oficial será na 21ª edição da Hortitec, a maior feira de horticultura do País, que acontece de 28 a 30 de maio, em Holambra (SP), durante a programação da comemoração do 3º ano de atividades da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros (Pró-Horti), liderada pelo deputado federal Junji Abe, que será realizada no dia 29 de maio (quinta-feira), a partir das 14h, na Sala Amsterdam, no recinto da Hortitec.
 
A pesquisa teve como referência o ano de 2012 e considerou 18 espécies hortícolas. São elas: abobrinha, abóbora japonesa, alface, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, coentro, couve-flor, feijão vagem, melancia, melão, milho doce, pepino, pimentão, quiabo, repolho e tomate (mercado fresco). Os números foram levantados com base em dados fornecidos pelos associados da entidade, que representam 98% do setor sementeiro do País, e complementados por informações de órgãos públicos e privados, redes de hortifruti, consultorias, cooperativas, produtores e profissionais experientes do setor.
 
Dados do setor

A pesquisa da ABCSEM revela que o setor de hortaliças é um ramo do agronegócio em pleno crescimento e que movimenta milhões de reais anualmente, em toda a sua cadeia, do campo ao varejo. Em 2012, o volume total produzido pelas 18 espécies selecionadas foi de 19,62 milhões de toneladas. No mesmo ano, o valor comercializado em sementes de hortaliças no País atingiu os R$ 475 milhões de reais, aproximadamente, valor pago pelos produtores. Outro dado importante foi o montante de empregos gerados pelo setor, que no ano de 2012, chegou a 2 milhões de empregos no campo, utilizando em média 65.783 milhões de homens/dia, número bastante considerável quando comparado a outras culturas. Vale ressaltar que o segmento de hortaliças, por suas características de cultivo, é muito dependente de mão de obra e que a base da horticultura brasileira é a mão de obra familiar.  
 
A pesquisa identificou ainda dados sobre os volumes e valores de comercialização das hortaliças pelo produtor, atacado e varejo; geração de emprego e gastos totais com mão de obra e insumos agrícolas; além de um panorama sobre a produção e comércio das principais espécies e os fatores que influenciaram diretamente no aumento da produtividade e lucratividade do segmento hortícola.
 
Apoio à formação técnica e profissionalização do setor
 
Com o objetivo de transmitir orientação e inovação aos profissionais do agronegócio e empresários rurais do setor hortícola, a Hortitec contará com eventos de capacitação técnica, promovidos pela Flortec em conjunto com o Projeto Agro, ambos parceiros da ABCSEM, que apoia esta importante iniciativa em prol da profissionalização do setor. Os eventos de capacitação terão em sua programação diversas palestras realizadas por renomados profissionais das mais diferentes áreas da cadeia produtiva de hortaliças. Entre os principais destaques da programação estão o temas: Usos da Reserva Legal; PI Flores; Inovações no Manejo Integrado de Pragas; Fundamentos da Rastreabilidade; Ferramentas de Marketing no Agronegócio e Relacionamento Comercial.

Confira os valores e a programação completa no link: www.flortec.com.br/hortitec-2014 


SERVIÇO:

Lançamento dos Dados Socioeconômicos da Cadeia Produtiva de Hortaliças

Data: De 29 de maio de 2014
Horário: às 14h
Local: Sala Amsterdam – Hortitec, localizada no Recinto da Expoflora – Alameda Maurício de Nassau, 675 | Holambra (SP)
Estande da ABCSEM: localizado no Setor Verde (ao lado do Casa Bella Café e via de acesso aos restaurantes e anfiteatro da feira).
Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda