top of page

7ª edição do Workshop ABCSEM/MAPA veja os temas que serão abordados

7ª edição do Workshop ABCSEM/MAPA abordará legislação referente à produção e ao comércio de hortaliças e ornamentais no Brasil


Evento será uma oportunidade para a interação entre os setores público e privado, bem como para o esclarecimento de dúvidas sobre aspectos legais ligados ao negócio




Nos dias 28 e 29 de novembro, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realizarão mais uma edição do Workshop ABCSEM/MAPA. A 7ª edição do evento será totalmente online e gratuita, com transmissão pelo Canal da ABCSEM no YouTube.


O evento tratará das principais questões legais referentes à produção e comercialização de sementes de hortaliças no Brasil, bem como de assuntos relacionados à importação e exportação de sementes e mudas. Neste ano, o evento será patrocinado pelas empresas associadas: Grupo Limagrain, Takii, CGO e Sakata.


De acordo com Aryan Schut, Secretário Executivo da ABCSEM, “este workshop será uma oportunidade para a interação entre os setores público e privado, visando melhorar o fluxo de informação referente às atividades e normativas que regem a produção e a comercialização de sementes e mudas no Brasil”.


Neste ano, a programação do evento abordará os dois assuntos de maior relevância na atualidade no setor. O primeiro deles será “Atualizações na Legislação de Sementes e Mudas”, que será apresentado por Virginia Carpi, Coordenadora Geral de Sementes e Mudas do MAPA. Esta palestra visará evidenciar os pontos mais importantes da atualização nas legislações de sementes e mudas, facilitando a adaptação dos produtores e comercializadores às novas normas, com foco para as cadeias de hortaliças e ornamentais.


Já o segundo tema tratará da “Análise de Risco de Pragas (ARPs), com foco nas ARPs globais e nas diretrizes para elaboração do relatório de ARP por pessoa física e jurídica”, e será conduzido por Tiago Rodrigo Lohmann, Chefe da Divisão de Quarentena Vegetal do MAPA. Esta palestra discutirá o entendimento dos importadores de sementes e mudas em relação às alternativas existentes para buscar ganhos expressivos de eficiência nos processos de ARPs, podendo reduzir para poucos meses o prazo de estabelecimento dos requisitos fitossanitários para importação de novas espécies.

1 visualização0 comentário
bottom of page