top of page

ABCSEM participa de encontro sobre avanços na legislação da produção de sementes e mudas

Evento reuniu diversas associações do setor e contou com a participação do Ministro da Agricultura


Crédito: Divulgação ABRASEM / @alessamello_fotografia


Nos dias 11 e 12 de março, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) participou de um encontro promovido pela Associação Brasileira de Sementes (ABRASEM), que teve como foco debater e dialogar sobre os avanços na legislação da produção de sementes e mudas no país.

 

Realizado na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em Brasília (DF), o evento contou com a participação da equipe do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e de profissionais da Embrapa, além da presença de representantes de entidades internacionais, como a International Seed Federation (ISF) e a Seed Association of the Americas (SAA). Na ocasião, a ABCSEM foi representada por sua Presidente, Priscila Margossian.

 

No primeiro dia da programação, os participantes visitaram algumas empresas locais. O objetivo principal foi mostrar para as delegações estrangeiras, de 11 países, um pouco do trabalho realizado pela agricultura brasileira, evidenciando, em especial, a produção de forma sustentável, que respeita o meio ambiente. Já no segundo dia, no período da manhã, os representantes das entidades alinharam os principais assuntos que seriam discutidos na reunião com o MAPA, que aconteceria no período da tarde.

 

Nesta reunião, as entidades puderam apresentar ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, propostas direcionadas à legislação da produção de sementes e mudas, visando promover a inovação no melhoramento de plantas, os avanços na defesa da propriedade intelectual e o desenvolvimento de medidas fitossanitárias. 

 

Dentre os principais temas abordados durante o encontro estiveram as seguintes pautas:

 

·       Inovação no melhoramento de plantas

·       Tratado internacional sobre recursos genéticos vegetais

·       Medidas fitossanitárias

·       Legislação de sementes

·       Engajamento com as autoridades

·       Capacitação

·       Propriedade intelectual

·       Práticas ilegais de sementes - como aumentar o engajamento conjunto

·       Inovações relacionadas com sementes

 

Todos os pleitos e pontos de relevância discutidos foram incluídos em um documento, que foi protocolado pelas associações de sementes presentes no evento, e entregue posteriormente ao Ministro da Agricultura pelo presidente da ABRASEM, Ronaldo Troncha.


De acordo com Priscila, o encontro como um todo, considerando tanto a visita das delegações estrangeiras, quanto a reunião com o ministro e sua equipe, foi bastante positivo. “O diálogo e a soma de esforços conjuntos entre todos os envolvidos do setor, empresas privadas e órgãos públicos, são de grande importância para sanar dúvidas, identificar desafios e promover avanços na legislação que regulamenta a produção e comercialização de sementes e mudas”, ponderou.   


Crédito: Divulgação ABRASEM / @alessamello_fotografia



Crédito: Divulgação ABRASEM / @alessamello_fotografia

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page