top of page

Confira a participação da ABCSEM em eventos nacionais e internacionais do setor


Como sempre, a Associação Brasileira do Comércio de Semente e Mudas (ABCSEM) possui um grande protagonismo junto ao setor de hortaliças, flores e ornamentais, por meio da participação em reuniões e eventos, nacionais e internacionais, que tratam do comércio, da legislação e das tendências de produção e consumo global de FLV.

Confira, abaixo, um compilado dos principais eventos dos quais a entidade marcou presença no primeiro semestre deste ano, representada por seu Secretário Executivo, Aryan Schut.


 

EVENTOS


Meet the Dutch: Em janeiro, aconteceu uma reunião com representantes da Embaixada dos Países Baixos, em Holambra (SP), que tratou de uma missão de Agrotechs que vieram ao Brasil expor suas tecnologias. A ABCSEM foi convidada a participar de reuniões com os membros da embaixada e das empresas, para identificar potenciais tecnologias que pudessem ser úteis aos seus associados e parceiros.


Solenidade FPA: Em março, aconteceu a solenidade de posse da nova diretoria e presidência da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), no anexo da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), que contou com a presença de diversas lideranças do setor agropecuário. A participação da ABCSEM na solenidade reforça a entidade como uma das mais importantes entidades do setor de sementes e mudas de hortaliças no país.


 

Workshop Autocontrole Agropecuário: Em março, aconteceu o “Workshop Autocontrole Agropecuário: o que muda com a Lei 14.515/22”, realizado em Brasília (SP), no qual a ABCSEM marcou presença. O evento reuniu diferentes atores envolvidos na fiscalização da Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa) e teve como objetivo discutir os desafios e benefícios do autocontrole nas diversas cadeias produtivas fiscalizadas pelo órgão. A Lei nº14.515/22 inaugura e regulamenta o instrumento do autocontrole sanitário, reconhecendo a capacidade do agente privado de implantar, executar e corrigir procedimentos para a produção e distribuição de insumos agropecuários, alimentos e produtos de origem animal ou vegetal, visando garantir a inocuidade, identidade, qualidade e segurança desses produtos. O objetivo do evento foi o de elucidar as mudanças trazidas pela nova lei para o setor.


 

Workshop de Sementes e Mudas: Em março, ocorreu o Workshop de Sementes e Mudas, realizado pela Comissão de Sementes e Mudas de São Paulo, colegiado vinculado à Superintendência Federal de Agricultura no Estado de São Paulo (SFA-SP), na sede da ESALQ-USP, em Piracicaba (SP). O evento teve como objetivo proporcionar um treinamento para responsáveis técnicos e produtores de sementes e mudas, bem como esclarecer dúvidas, sobre a publicação de três novas portarias pelo Ministério da Agricultura (MAPA). São elas: Portaria MAPA Nº 501/2022; Portaria MAPA Nº 502/2022 e Portaria MAPA N°538/2023. E a ABCSEM também participou do workshop, com a presença de vários associados, além de seu Secretário Executivo, Aryan Schut, que falou durante a abertura do evento, representando também a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM), enquanto entidade do setor privado e apoiadora do evento.


 

Visita à Embrapa Hortaliças: Em março, o secretário executivo da ABCSEM, Aryan Schut, visitou a Embrapa Hortaliças para discutir temas como pesquisas com hortaliças, melhoramento genético e colaboração para a realização de eventos voltados para o setor de sementes e mudas. Durante a visita, Schut foi recebido pelo profissional Warley Marcos Nascimento.

A visita foi uma importante iniciativa para fortalecer a colaboração entre as duas instituições e impulsionar o desenvolvimento do setor no país.







 

1º Encontro Nacional Ibrahort: Em abril, aconteceu o 1º Encontro Nacional do Instituto Brasileiro de Hortaliças (Ibrahort), em Holambra (SP). O evento teve como tema "Hortaliças: um campo de possibilidades" e reuniu 170 participantes, entre associados, produtores, empresas do setor, pesquisadores e representantes de centrais de abastecimento e de entidades representativas. Na ocasião, o Secretário Executivo da ABCSEM, Aryan Schut, participou dos debates sobre o segmento hortícola.




 

3º Encontro da Aphortesp: Em maio, Aryan Schut esteve presente no 3º Encontro da Aphortesp, representando o associação no evento, que aconteceu em Jundiaí (SP) e teve como tema tecnologia e sustentabilidade, com foco nos bioinsumos e sua aplicação em diferentes etapas da produção de hortaliças.


 

Congresso Mundial de Sementes do ISF 2023: Em junho, foi realizado o Congresso Internacional de Sementes, organizado pela Federação Internacional de Sementes (ISF), na Cidade do Cabo, na África do Sul. Na ocasião, Aryan Schut representou a ABCSEM juntamente com associados e instituições nacionais e internacionais neste importante evento do setor.










 

Reunião sobre a Reforma Tributária: A ABCSEM participou de uma importante reunião para discutir os impactos da Reforma Tributária na cadeia produtiva do setor de hortaliças e flores, em Brasília (DF). Na ocasião, o secretário executivo da ABCSEM, Aryan Schut, se encontrou com o Deputado Federal e ex-Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, acompanhado dos representantes das demais entidades representativas do setor - Ibraflor, Aphortesp e Ibrahort.


8 visualizações0 comentário
bottom of page