top of page

PUBLICAÇÕES

Manual Técnico Cultivo de Hortaliças 2020 - 4ª Edição

Autor: ABCSEM 

Coordenação Geral - 4ª Edição: Marcelo Rodrigues Pacotte

Arte e Diagramação - 4ª Edição: CG Propaganda

Revisão Editorial - 4ª Edição: Isabella Monteiro e Daniela Mattiaso (MyPress & Co.)

Revisão Técnica - 4ª Edição: Antonio Ismael Inácio Cardoso: Eng. Agrônomo, Prof. Adjunto, Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Botucatu/SPFelipe Oliveira Magro: Eng. Agrônomo, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo de Jundiaí/SP

Pâmela Gomes Nakada-Freitas: Engª. Agrônoma, Profª. Assistente, Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Dracena/SP

Colaboração Especial - 4ª Edição: Keigo Minami, Professor Titular da ESALQ-USP Steven Udsen (Agristar) Paulo Koch (Sakata Seed Sudamérica) Alécio Schiavon (Syngenta) Fabiana Ceratti (ABCSEM)

Especificações: ano 2020. 125 páginas. Versão Digital.

Patrocínio: Bejo, HM Clause, Hortec, Horticeres, Injertec, Seminis, Pindstrup, Sakata, São Francisco Fibras, Syngenta, Takii.

download (4).png
livro_hortalicas.jpg
Mapeamento e Quantificação da Cadeia Produtiva das Hortaliças:

"O principal objetivo deste mapeamento é mostrar a importância econômica e social de uma cadeia produtiva muito particular na agricultura brasileira, a cadeia das hortaliças. Em uma perspectiva global, o setor de hortaliças ou “Salad Business” tem sido visto como uma possível solução para dois problemas detectados por Goldfray et al. (2010) em seu estudo o desafio de alimentar 9 bilhões de pessoas – “The Challenge of Feeding 9 Billion People”. Os autores enfatizam a necessidade de se mudar a dieta para conter mais alimentos vegetais e em reduzir o desperdício dos
alimentos que está na ordem de 30-40%." - CNA/ABCSEM


https://www.cnabrasil.org.br/publicacoes/mapeamento-e-quantifica%C3%A7%C3%A3o-da-cadeia-produtiva-das-hortali%C3%A7as
Mapeamento e quantificação da cadeia de Flores e Plantas Ornamentais do Brasil
 

Dados de Catalogação da Publicação:
Mapeamento e Quantificação da Cadeia de Flores e Plantas Ornamentais do Brasil / [coordenação e organização Marcos Fava Neves; Mairun Junqueira Alves Pinto]. – São Paulo: OCESP, 2015. Vários autores.

 

Apoiadores: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), Câmara Setorial Federal de Flores e Plantas Ornamentais, Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR).
 

1. Agronegócios. 2. Flores. 3. Plantas ornamentais. 4.Mapeamento. 5. Quantificação. 6. Cadeia Produtiva
 

I. Neves, Marcos Fava. II. Alves Pinto, Mairun Junqueira.
 

1a. Edição: Novembro de 2015

0001(2).jpg
_150312_conteudo_diagramacao-p01_(2).jpg
Manual Técnico Cultivo de Hortaliças 2015 - 3ª Edição

Autor: ABCSEM 

Arte e Diagramação: Flavio Mazziero Neto e Caio Frison (Finco Agrocomunicação)

Revisão Técnica: Antonio Ismael Inácio Cardoso: Eng. Agrônomo, Prof. Adjunto, Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Botucatu/SP
Felipe Oliveira Magro: Eng. Agrônomo, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo de Jundiaí/SP

Especificações: ano 2015. 100 páginas. 10.000 exemplares.

Patrocínio: Agristar, Bejo, Blue Seeds, CGO, DuPont, Electro Plastic, Feltrin, Forza Fertilizantes, Guarany, Hazera, HM Clause, Hortec, Horticeres, Incotec, Isla, Monsoy/Seminis, Raquel Kussama, Sakata, Syngenta, Takii, TMF.

Sinopse:

Como parte integrante do projeto 45 anos da ABCSEM, apresentamos a 3ª edição do Manual Técnico de Hortaliças. Nosso objetivo é trazer às suas mãos informações técnicas atualizadas e relevantes sobre o cultivo das principais hortaliças no Brasil. Nas páginas deste manual, você encontrará informações das espécies olerícolas que são propagadas por sementes e algumas propagadas vegetativamente. Tais informações foram cuidadosamente revisadas e atualizadas em um trabalho coordenado pelo Dr. Antonio Ismael Inácio Cardoso, professor do Departamento de Horticultura da UNESP de Botucatu e pelo Eng. Agrônomo Felipe Oliveira Magro da prefeitura de Jundiaí/SP.
De forma simples e direta, trazemos orientações de manejo e boas práticas que contribuem para o aumento da produção com qualidade e sanidade.
Trata-se de um manual prático com orientações gerais, resultantes do conhecimento, observação e experiência de vários profissionais, acumulados ao longo dos anos.
Por ser de caráter geral, as recomendações apresentadas devem ser utilizadas com bom senso, levando-se em consideração fatores regionais, como clima, altitude, longitude, latitude e solo, além de outras variáveis, como pressão de pragas e doenças locais. Por conta disso, a orientação profissional de um engenheiro agrônomo é recomendada.
Nestes 45 anos de existência, A ABCSEM tem sempre trabalhado no desenvolvimento e reconhecimento da importância socioeconômica da cadeia produtiva de hortaliças. Esperamos que a publicação desta obra seja mais uma contribuição para a difusão de informações, fator essencial para a evolução deste segmento fundamental na produção de alimentos saudáveis e nutritivos para o país. Agradecemos o valoroso trabalho do Professor Ismael e sua equipe, que não mediram esforços para trazer às suas mãos esta edição revisada e atualizada.

Paulo Koch
Engenheiro Agrônomo
Diretor de Projetos da ABCSEM

Como adquirir: Entrar em contato pelo telefone (19) 3243-6472 ou e-mail: abcsem@abcsem.com.br

 


Manual Técnico Cultivo de Hortaliças 2011 - 2ª Edição
 

Autor: ABCSEM Coordenação Geral: Eng. Agr. Mariana Ceratti

Arte e Diagramação: Gabriel Bonon (Finco AgroComunicação)

Revisão Técnica: Eng.º Agr.º Ricardo Augusto Zepter Valença
Especificações: ano 2011. 88 páginas. 10.000 exemplares.
Patrocínio: Agristar, Bejo, CGO, Clause, Eagle, Feltrin, Hidroceres, Hortec, Horticeres, Hortidéias, Hortivale, Isla, Monsoy/Seminis, Raquel Kussama, Rigrantec, Sakata, Syngenta, Takii.

Sinopse:

Em sua 2a. edição, o Manual Técnico do Cultivo de Hortaliças da ABCSEM visa difundir informações técnicas atualizadas e confiáveis sobre o cultivo das principais hortaliças no país.

O leitor encontrará indicações referentes a mais de 60 espécies de hortaliças, propagadas por sementes, bem como orientações para mitigação de risco de pragas e doenças, visando à produção de hortaliças com qualidade e sanidade.
As espécies de hortaliças presentes neste Manual Técnico representam os principais cultivos nacionais, e carregam o resultado de anos de trabalho da ABCSEM e do próprio setor. A preocupação com a qualidade e sanidade das sementes comercializadas no país, é fruto do compromisso dos associados da ABCSEM em garantir a profissionalização do setor e o respeito às normas e padrões nacionais, foco do trabalho da própria Associação para a tecnificação e desenvolvimento da olericultura brasileira.
Tais indicações são apresentadas de forma resumida e didática, e tem aplicação irrestrita em todo território nacional, representando a tecnologia investida pelas empresas de sementes nas últimas quatro décadas, balanceada com a vivência de experientes profissionais de campo.

Errata:

Visando sempre trazer informações atualizadas e confiáveis, e preocupando-se com a qualidade de suas publicações, a Abcsem vem informar que foi elaborada uma errata do Manual Técnico. Clique aqui para salvá-la em versão digital. Caso já tenha adquirido a publicação e deseje receber uma versão impressa do material, por favor, entre em contato conosco.

Como adquirir: Entrar em contato pelo telefone (19) 3243-6472 ou e-mail: abcsem@abcsem.com.br

 

capa-manual.jpg
prod_mudas.jpg

Livro: Produção de Mudas de Alta Qualidade

Autor: Keigo Minami

Patrocínio e Apoio: ABCSEM
Especificações: ano 2010. 440 páginas. 1000 exemplares

Sinopse:

Como evoluíram os recipientes e a tecnologia de produção de mudas? A resposta desta e de outras questões relacionadas às transplantas são apresentadas de forma objetiva e detalhada. São discutidos e analisados aqueles fatores que afetam a produção de mudas de alta qualidade, com base na experiência e na pesquisa daqueles que estudaram ou estão estudando o assunto, para que os produtores, pesquisadores, estudantes e técnicos possam melhorar cada vez mais este segmento da cadeia produtiva.

Manual de Hortaliças Não-Convencionais

Autor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Equipe Técnica: Georgeton Soares Ribeiro Silveira; Nuno Rodrigo Madeira; Maria Helena Tabim Mascarenhas; Faustina Maria de Oliveira; Lygia de Oliveira Figueiredo Bortolini; Érika Regina de Carvalho; Tamara Gonzaga Homem Estagiária; Magno Gomes da Rocha; Walfrido Machado Albernaz; Walter José Rodrigues Matrangolo; Sérgio Pereira de Carvalho.

Especificações: ano 2010. 92 páginas. 500 exemplares

Sinopse: 

As hortaliças são plantas de suma importância para o fornecimento principalmente de vitaminas, sais minerais e fibras, com algumas delas também servindo como fonte de carboidratos e proteínas. O cultivo e o consumo de hortaliças frescas tem diminuído em diversas regiões do país, em áreas rurais e urbanas e entre todas as classes sociais, resultado da globalização e do crescente uso de alimentos industrializados, verificandose mudanças significativas no padrão alimentar dos brasileiros e perdas de características culturais e identidade com o consumo de alimentos locais e regionais. Ainda, do ponto de vista de segurança alimentar e nutricional, houve perdas com a restrição no consumo das hortaliças de importância local e regional, cabendo lembrar que alguns produtos oriundos destas plantas como a fécula de araruta utilizada como alimento básico da primeira infância e para fabricação de quitandas e ainda o ora-pro-nobis rico em proteína. Especificamente com relação às hortaliças não-convencionais, variedades presentes em determinadas localidades exercendo influência na alimentação e na cultura de populações tradicionais, a redução no cultivo e consumo é mais evidente ainda, verificando-se sua substituição por hortaliças de maior apelo comercial. Em algumas comunidades, devido a dificuldades financeiras agudas e a mudanças nos hábitos alimentares, o baixo consumo de hortaliças constitui-se em um problema de segurança alimentar e nutricional. Ações que visem a incentivar o consumo de hortaliças e, particularmente, de variedades locais são importantes para a diversidade e riqueza da dieta das populações e perpetuação de bons hábitos alimentares. Ainda, há que se ressaltar a valorização do patrimônio sócio-cultural do povo brasileiro. A cultura é o maior patrimônio de qualquer civilização e a alimentação com seus pratos típicos e hábitos alimentares saudáveis é fundamental para a perpetuação das relações culturais existentes nas diversas regiões. Este trabalho tem por objetivo contribuir para o resgate de conhecimentos sobre o cultivo e utilização de variedades de hortaliças não-convencionais junto a populações tradicionais e à sociedade como um todo.
 

Informações:
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Minas Gerais
Serviço de Política e Desenvolvimento Agropecuário – SEPDAG/DT/SFA-MG
Av. Raja Gabaglia, 245 – Cidade Jardim - Belo Horizonte/MG
CEP: 30.380-103 - Tel.: (31) 3250.0337- Fax.: (31) 3250.0337
www.agricultura.gov.br
E-mail: sepdag-mg@agricultura.gov.br

nao_convencional (2).jpg
hortalicas_nao_convencional.jpg

Cartilha: Hortaliças Não-Convencionais

Autor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Especificações: ano 2010. 52 páginas. 1000 exemplares
 

Equipe Técnica:


Georgeton Soares Ribeiro Silveira; Nuno Rodrigo Madeira; Maria Helena Tabim Mascarenhas; Faustina Maria de Oliveira; Lygia de Oliveira Figueiredo Bortolini; Érika Regina de Carvalho; Tamara Gonzaga Homem Estagiária; Magno Gomes da Rocha; Walfrido Machado Albernaz; Walter José Rodrigues Matrangolo; Sérgio Pereira de Carvalho.

Sinopse:

O cultivo e o consumo de hortaliças não-convencionais (tradicionais) tem diminuído em todas as regiões do país, em áreas rurais e urbanas e entre todas as classes sociais, resultado da globalização e do crescente uso de alimentos industrializados, verificando-se mudanças significativas no padrão alimentar dos brasileiros e perdas de características culturais e de identidade com o consumo de alimentos locais e regionais. Ações que visem a incentivar o consumo de variedades locais são fundamentais para a diversidade e riqueza da dieta das populações, para a perpetuação de bons hábitos alimentares e valorização do patrimônio sócio-cultural do povo brasileiro. Neste sentido, este trabalho é resultado da percepção da importância do resgate de variedades de hortaliças tradicionais pela Emater-MG, Embrapa Hortaliças, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Epamig. Esta publicação visa estimular os agricultores familiares a resgatar o cultivo e o consumo de variedades de hortaliças não-convencionais ou “hortaliças tradicionais”, hoje preservadas de forma isolada junto a populações tradicionais, muitas vezes fazendo parte de sua identidade cultural. São plantas rústicas, por vezes esquecidas, com potencial para o enriquecimento da dieta e melhoria de renda das comunidades.
Comissão de Resgate das Hortaliças Tradicionais

 

Informações:
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Minas Gerais
Serviço de Política e Desenvolvimento Agropecuário – SEPDAG/DT/SFA-MG
Av. Raja Gabaglia, 245 – Cidade Jardim –
Belo Horizonte-MG - CEP: 30.380-103
Tel.: (31) 3250.0337 - Fax.: (31) 3250.0337
www.agricultura.gov.br
E-mail: sepdag-mg@agricultura.gov.br

 

Livro: 50 Hortaliças – Como comprar, conservar e consumir

Autor: Embrapa Hortaliças

Equipe Técnica: Milza Moreira Lana e Selma Aparecida Tavares

Especificações: ano 2010. 209 páginas. 1000 exemplares

Sinopse:


Popularmente conhecidas como verduras e legumes, as hortaliças são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras que devem ser consumidas diariamente. Também são ricas em compostos bioativos que protegem contra doenças crônico-degenerativas. Por possuírem baixo teor energético, o consumo desses alimentos auxilia na prevenção e controle da obesidade, e indiretamente, ajuda a prevenir contra outras doenças degenerativas não transmissíveis cujo risco é agravado pela obesidade. A diversidade de hortaliças na dieta é fundamental visto que nenhum alimento específico é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição e à manutenção da saúde. AS hortaliças são alimentos muito versáteis e podem ser preparadas de diversas maneiras de modo a estarem presentes em todas as refeições. Para obter o melhor de cada hortaliça é importante saber reconhecer um produto de boa qualidade, prepará-lo de forma adequada de modo a preservar suas características sensoriais como cor, sabor, textura e aroma e seu valor nutricional, incluídos o teor e composição de nutrientes e de compostos bioativos. Igualmente importantes são o acondicionamento e o manuseio adequados, de modo a reduzir as perdas desses alimentos, evitando desperdícios e perdas financeiras. O Brasil é um país privilegiado onde as condições de solo e clima permitem o cultivo de uma enorme diversidade de espécies o que garante a disponibilidade de produtos frescos durante todo o ano. Este livro é um convite à descoberta de inúmeras possibilidades de alimentação saudável e saborosa. Descubra que hortaliça não é só salada, que couve não serve só para acompanhar feijoada, que quiabo é muito mais que baba, que bertalha não é um ser de outro planeta e muito mais.
 

Informações:

Embrapa Hortaliças
BR 060 Rodovia Brasília-Anápolis, Km 9 - Caixa Postal 218
CEP: 70.351-970, Brasília-DF - Tel.: (61) 3385-9105
www.cnph.embrapa.br
E-mail: sac@cnph.embrapa.br

50_hortalicas.jpg
catalago_hortalicas.jpg

Catálogo Brasileiro de Hortaliças - Saiba como plantas e aproveitar 50 das espécies mais comercializadas no País

Autor: SEBRAE/NA; EMBRAPA

Especificações: ano 2010

Sinopse:
Esta publicação traz orientações sobre época, regiões e climas mais recomendados para o plantio de 50 espécies de hortaliças, bem como indica alternativas de aproveitamento de cada uma. Fruto de parceria entre a Unidade de Agronegócios do Sebrae e a Embrapa Hortaliças, a lista foi elaborada com base em dados de cinco centros de referência de mercado, a exemplo da Ceagesp.

Informações:

Sebrae
SEPN Quadra 515, Bloco C, Loja 32
Brasília – Distrito Federal

CEP: 70.770-900
Tel.: (61) 3348 7100
www.sebrae.com.br

Embrapa Hortaliças
Rodovia Brasília/Anápolis BR 060 Km 09
Brasília - DF
Caixa Postal 218 - CEP: 70359-970

Guia Alimentar para a População Brasileira - MAPA  

Publicação é mais um instrumento para combater a obesidade e o avanço das doenças crônicas no Brasil. Mais da metade da população está acima do peso.

O Ministério da Saúde lançou, o novo Guia Alimentar para a População Brasileira.

A atualização da publicação relata quais cuidados e caminhos são recomendados para se alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada. A nova edição, ao invés de trabalhar com grupos alimentares e porções recomendadas, indica que a alimentação tenha como base alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de evitar os ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).

b2f5f043-3d62-46f0-9c29-64ed9eda0378.jpeg
bottom of page