1 1
Programa 5 ao Dia Brasil! A ABCSEM apoia esta ação!
 Pesquisa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o consumo de frutas e hortaliças mostrou que apenas 18,2% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 400 gramas por dia. Outro dado da pesquisa é que os brasileiros gastam, em média, 6,2% de sua renda com a aquisição de frutas, legumes e verduras. O hábito de consumir frutas é pequeno, mesmo o Brasil sendo o terceiro maior produtor de frutas do mundo.

Sobre o consumo alimentar das crianças, a ingestão de hortifruti e fibras ainda está abaixo do recomendado pela OMS, enquanto cresce o consumo de açúcar, gorduras saturadas, colesterol, refrigerantes e produtos industrializados.

Além do ponto de vista nutricional, o consumo de hortaliças também é importante socioeconomicamente, devido ao grande uso de mão de obra na cadeia produtiva. De acordo com estudo da ABCSEM (2011), estima-se que o total do cultivo de hortaliças reproduzidas por sementes no Brasil seja da ordem de 700 mil hectares, ou 5.241.379 toneladas de hortaliças, segundo dados do senso agropecuário realizado em 2006 (IBGE, 2012a). O setor produtivo de hortaliças é o que mais empregos diretos gera, sendo da ordem de 3,5 pessoas por hectare, o que representa 2,4 milhões de empregos diretos, espalhados em todo território nacional.

PROGRAMA 5 AO DIA

Visando colaborar para o incentivo do aumento do consumo das hortaliças, a ABCSEM distribuirá, em eventos do setor, milhares de panfletos explicativos da campanha “5 ao dia”.
 

 

O programa 5 ao dia visa estimular o consumo de, no mínimo, 5 porções de frutas ou hortaliças todos os dias. Há muitos anos, a campanha é sucesso no mundo todo. O programa tem um cardápio básico, sob a supervisão de uma nutricionista, levando-se em conta a composição de nutrientes, o preço, a safra e uma programação de compras semanal.

Há um guia para você seguir 7 dias por semana, além de uma tabela de cores de alimentos (vermelhos, laranjas, roxos, verdes e brancos), com a indicação dos principais nutrientes e vitaminas encontrados em cada cor. Os panfletos da campanha são coloridos e, alguns, como a “mãozinha 5 ao dia” são lúdicos e despertam o interesse e aprendizado das crianças de forma divertida, estimulando-as a brincar com as cores da grande variedade dos nossos alimentos.Veja os cardápios do programa: http://www.5aodia.com.br/cgi-bin/cardapio.asp

 Tabela de Cores dos Alimentos


O programa 5 ao dia Brasil ainda disponibiliza o contato direto com uma nutricionista, para orientar na aplicação correta do programa e tirar dúvidas: http://www.5aodia.com.br/cgi-bin/tabela.asp

 

A ABCSEM também reforçará a campanha com ações em seu Facebook, onde serão postadas imagens e informações sobre nutrição e consumo de frutas e hortaliças. Acesse e curta: http://www.facebook.com/pages/Abcsem-Associa%C3%A7%C3%A3o-Brasileira-do-Com%C3%A9rcio-de-Sementes-e-Mudas/505990526088220.

 

Participe da campanha e tenha uma alimentação mais saudável e maior qualidade de vida!

A ABCSEM apoia esta ação!

 

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda